PERNAMBUCO RECEBE MAIOR USINA SOLAR DO BRASIL

O Nordeste é o maior produtor de energia eólica do país. Recentemente, a região também se destacou por ser palco de usina solar e geração fotovoltaica. Espera-se que a localidade seja a primeira a receber o maior complexo de usinas solares do Brasil.

O projeto está sendo realizado por uma parceria entre uma empresa privada e o governo do estado de Pernambuco. Está previsto para que a usina solar seja instalada na cidade de São José do Belmonte, a cerca de 500Km de Recife.

 

 

As obras estão previstas para o ano de 2021. O complexo irá abrigar sete usinas em um espaço de, aproximadamente, 2.270 hectares (22.700.000m²). O investimento está próximo aos R$3,5 bilhões.

USINA SOLAR EM PERNAMBUCO

A promessa é de que o complexo produza o total de 1,1 Gigawatts (GW). Valor referente a quase três vezes mais que a maior usina solar em operação no Brasil atualmente – o complexo de Pirapora, em Minas Gerais.

De acordo com informações do governo de Pernambuco, o projeto deverá criar por volta de mil postos de trabalho, apenas na fase de construção.

O Nordeste possui os maiores índices de radiação solar do país. Atualmente é a escolha mais acertada para a implantação de uma usina solar. Sendo local de agrupamento da maioria dos 73 projetos que estão operando no Brasil.

Tendo como destaque os estados do Piauí, Bahia e Minas Gerais, sendo que o último também é líder nacional nas instalações de energia solar para casas e empresas.

FUTURO DA USINA SOLAR

 

Somados, os projetos de geração de energia fotovoltaica, levam a fonte para a 7ª posição na matriz elétrica nacional, que desbancou a geração nuclear em março deste ano.

Para os próximos anos, o Ministério de Minas e Energia (MME) já agendou os próximos leilões de energia, junto aos preços competitivos da tecnologia solar, o surgimento massivo de novas usinas no Nordeste, provavelmente, não irá parar tão cedo.

O que significa mais energia limpa e investimentos para o Brasil. Chegando a um provável valor de US$97 bilhões até 2040, de acordo com um estudo feito recentemente pela consultoria estadunidense Bloomberg New Energy Finance.

       

Copyright © 2023 Strom Brasil - Energia limpa e renovável. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda