PRIMEIRA ESTAÇÃO DE ESGOTO COM USO DE ENERGIA SOLAR É INAUGURADA NO BRASIL

No dia 25 de julho deste ano foi inaugurada a primeira estação de esgoto com uso de energia solar no Brasil. Ela fica em Mogi Mirim, estado de São Paulo. De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o sistema de energia fotovoltaica utiliza 1.073 placas instaladas em telhados da usina e no estacionamento da concessionária de Serviços de Saneamento de Mogi Mirim (Sesamm) para captação dos raios solares.

O projeto foi viabilizado pela concessionária e, de acordo com o presidente da empresa, Carlos Roberto Ferreira, os estudos para implantação da estação de esgoto com uso de energia solar são feitos há anos.

A usina solar tem como objetivo produzir 30% da energia consumida pela Sesamm, o equivalente ao abastecimento de energia elétrica para 370 casas por ano. A superintendente de pesquisa e novos negócios da Sabesp, Cristina Zuffo, explica que “A usina vai produzir 600 megawatts por ano. As duas energias vão conviver ao mesmo tempo. A gente vai usar esse percentual e o restante vem da rede mesmo”.

Ainda de acordo com Zuffo, os benefícios da energia solar são os impactos ao meio ambiente, especialmente em relação às crises hídricas. E completa “Em casos de estiagem a gente tem que ligar as termoelétricas que são a carvão e são muito custosas. Então nós vamos contribuir para a matriz energética tirando esse tipo de energia. Esperamos replicar isso para outras estações de tratamento”.

ESTAÇÃO DE ESGOTO COM USO DE ENERGIA SOLAR: COMO FUNCIONA?

 

Para poder cumprir com os serviços de saneamento básico a estação de esgoto com uso de energia solar possibilitará grande diminuição nos custos financeiros da estação e para o meio ambiente.

Uma vez que a energia solar, ou energia fotovoltaica, é considerada uma das mais sustentáveis e limpas por não possuir partes móveis, nem poluição sonora, além da baixa manutenção e instalação rápida e simples. Ah, e também não emite gases de nenhum tipo durante sua operação.

Um sistema de geração de energia fotovoltaica funciona, basicamente, através da captação de radiação solar. Por isso a importância da instalação de placas em locais abertos, sem a interferência de sombras. Dessa forma, as placas são capazes de transformar essa radiação em energia elétrica.

Se você quiser saber mais sobre como funciona um sistema de energia fotovoltaica e está pensando em investir, fala com a gente! A Strom é líder no mercado de energia fotovoltaica. São mais de 15 mil kwp de usinas contratadas!

       

Copyright © 2023 Strom Brasil - Energia limpa e renovável. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda